Após a participação no 2º Fórum Ibérico do Tejo, em Vila Franca de Xira, onde esteve representada a AHP, através da Dr.ª Isabel da Veiga Cabral, o Presidente da Câmara sugeriu a criação de uma Associação Ibérica que envolvesse entidades e organizações nacionais e espanholas ligadas ao Tejo.
De entre os presentes oferecerem-se elementos da assistência e foram designadas algumas das associações ligadas ao Património do Tejo e aos Avieiros.
De entre estas distinguiram-se a AIDIA, cujo presidente João Serrano, estivera ligado ao projecto dos Avieiros do IPS- Instituto Politécnico de Santarém e a AHP associada também ao projecto, tendo como sócio o já referido Instituto Politécnico.
Realizou-se, de imediato e em Vila Franca de Xira, a reunião preparatória para a escolha dos elementos que formariam a Comissão instaladora da futura ONG, tendo sido escolhida a representante da AHP.
Nos meses seguintes várias reuniões da Comissão tiveram lugar em Vila Franca de Xira, Alpiarça, Azambuja.
Culminou o trabalho da AHP com a formação da CIP – Confraria Ibérica do Tejo, em Vila Franca de Xira, no auditório do Museu do Neo-Realismo, ficando João Serrano seu Presidente.
Comentários recentes